quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Marau, Casca (Linha Evangelista), Vila Maria e Camargo - 12/11/2017

+A +/- -A
Domingo ensolarado, e depois de um ótimo café no Hotel San Giminiano, o destino era o Distrito Histórico de Linha Evangelista em Casca.



De Marau  em direção a Casca, são aproximadamente 37 km até o entroncamento da RS324 com a RS129. Acessamos a RS 129 e depois de 6,5 km o acesso a Linha Evangelista a Esquerda. Da RS até chegar no distrito são mais 1,5 kms.


Novamente o encontrado foi bem menos do que o esperado.
O objetivo era almoçar no restaurante tipico, que estava fechado e não abriria.

Paróquia Santo Antonio
Falei com alguns moradores que não sabiam indicar nada no local.
Algumas casas antigas, fechadas, sem acesso.





Acredito que tenha lugares bonitos, mas não foi possível ver, e não souberam me informar.




Para um local com cento e poucos habitantes, falar com 3 que disseram morar no local, mas não conheciam os locais que perguntei, é um percentual bastante alto (pesquisa de intenção de voto é feita com percentual menor...).


Isto me trouxe a tona novamente o problema do despreparo turístico. Foi feito toda uma divulgação no programa "Partiu RS", mas quando chega-se lá a coisa é um pouco diferente. Para a gravação do programa, tudo é preparado, mas a realidade do dia a dia é bem diferente.

Retornando a Marau, entrei no acesso a Cascata Maringá, que fica a 16,5 km do trevo da RS 129 com a RS324, no municipio de Vila Maria. Da RS até a cascata são mais 7 km de chão batido. O local é muito bonito e vale uma visita.








Da Cascata Maringa, retornei a RS 324 e acessei o municipio de Camargo, que fica a esquerda, aproximadamente uns 13 km antes de Marau.
Do trevo de acesso até o municipio são 9 km asfaltados. O objetivo era conhecer a Cascata Pedra Grande ou Carrascal que fica em uma propriedade particular.
Parei em um posto de gasolina para obter informação e nos disseram que eram 12 kms, em uma estrada bem ruim.
Encarando a estrada, que realmente era ruim, nas primeiras bifurcações existia sinalização, mas depois mais nada, a não ser a informação obtida no posto.
Mas enfim depois de alguns retornos, cheguei a Cascata Pedra Grande.




O local realmente é muito bonito. O acesso custa R$ 10,00 por pessoa, que segundo o proprietário é revertido para manutenção, o que considero justo, mas parece que pela ainda fraca infraestrutura do local, ou pouca gente vai, ou o dinheiro não vai todo para manutenção.







É possível acampar, passar o dia e fazer churrasco. Existe um pequeno bar, e pelo que percebi, acredito que oferecem algum tipo de refeição.

A volta pelos 12 kms de chão batido foi mais rápida, como sempre acontece pois já conhecemos o trajeto.
Era necessário almoçar pois a tarde já ia avançada, é isto aconteceu no restaurante e churrascaria Marodin, que fica na RS324, na saída de Marau em direção a Passo Fundo.

Igreja Matriz Cristo Redentor de Marau
O resto da tarde foi de descanso, pois no outro dia pela manhã (segunda feira) tem retorno a Porto Alegre.
No total foram 740 kms rodados em dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado