quarta-feira, 25 de março de 2015

Progresso - 19 a 23/03/2015

+A +/- -A
Na quinta feira peguei a estrada depois de mais de três meses parado, em direção a Progresso, para participar do 4.Encontro da Família Guaragni que aconteceria no domingo. Como Progresso já é um local conhecido aqui no blog, vou dar mais destaque apenas para as novidades da viagem.

Entrada que  fica a esquerda da BR 386, para quem vai de Porto Alegre
A principal delas é a Ecogumelo, empresa de cultivo e venda de cogumelos do tipo champignons, que a bastante tempo eu estava querendo conhecer.
Ela fica localizada na BR386 entre o Km 328 e 327 (a numeração vai reduzindo em direção ao interior do estado), depois de Lageado, já quase na localidade de Travesseiro.


O acesso fica a direita, e quem vai de Porto Alegre, tem que ir devagar, pois a placa indicativa está apenas no sentido contrário. O acesso até a loja é curto, mas muito íngreme e ruim (muita brita que desliza).
Na ida fui recebido pela Carine, que foi muito gentil e atenciosa. Eles cultivam cogumelos do tipo Paris (champignon) e os vendem "in natura", em conserva, antepastos, pepinos em conserva, palmitos, ovos de codorna.






Deixei reservado com ela 1 kg de champignon, para apanhar na segunda feira quando estaria voltando para Porto Alegre.
Comprei um vidro de antepasto de champignon (diga-se de passagem é muito bom) e um ovos de codorna com sabor defumado (também vale a pena tanto pelo sabor como pelo fato de ser diferente). O Kg dos cogumelos "in natura" estavam a R$ 25,00, o que considero um preço justo, sem considerar o tamanho dos mesmos. Alguns chegavam a ter mais de 5cm de diâmetro (ficaram magníficos recheados). 
O grande problema é o acesso, mas segundo a Carine, logo o problema estará resolvido, pois eles irão asfaltar. Na próxima ida, poderei confirmar. O local tem uma vista muito bonita. O email da Ecogumelo é comercial@ecogumelo.com.br e os telefones são (051) 9952-9168 e (51) 3709-0693.
Na próxima vez pretendo conhecer a área de cultivo dos cogumelos.


Chegando em Progresso, fui novamente recebido de braços abertos, e começamos uma maratona gastronomica que só foi terminar no domingo a noite. Teve peixe a mediterrâneo, polenta mole, risoto de salame italiano com tomate seco e no sábado a noite uma paella de carnes, da qual praticamente não sobrou nada.



Um dos atrativos naturais de Progresso é a Cascata do Moinho cujo acesso é praticamente no centro do municipio, e como a Prefeitura esta planejando fazer um parque, resolvi atravessar a ponte e ir até o Morro da Fumaça e tirar fotos da Cascata vista do outro lado. Na volta descemos alguns lances de escada que ficam no meio das pedras para obter outras fotos.








No domingo tivemos o 4. Encontro da Família Guaragni, que reuniu aproximadamente 250 pessoas, com cafe colonial de boas vindas, almoço, café da tarde e muita alegria. O próximo encontro será no dia 25/03/2018 em Garibaldi (familiaguaragni.blogspot.com).





A noite a gastronomia continuou com um belo carreteiro de churrasco com milho  verde.
Segunda pela manhã foi dia de retorno a Porto Alegre, carregado de queijos coloniais, salames e conservas, parando no entroncamento de Tabaí, na Tenda a Granja, para pegar biscoitos amanteigados da marca Quioske que são muito bons. Cabe destacar que na Casa do Mel que fica do outro lado da estrada, também tem, mas custam 20% mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado